Nas Notícias

Calor: Temperaturas continuam acima dos 35 graus, antecipa o IPMA

calor_e_praiaA onda de calor vai continuar em Portugal ao longo do dia de hoje. A semana começa com o tempo quente e o céu pouco nublado ou limpo. As temperaturas devem passar os 35 graus Celsius na generalidade do território nacional.

Segundo o meteorologista Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), “vamos continuar com tempo quente, prevendo-se céu pouco nublado ou limpo a apresentar maiores períodos de nebulosidade no barlavento algarvio e no litoral oeste até ao final da manhã”.

Durante a tarde, a nebulosidade deve aumentar no interior da região norte, podendo até ocorrer aguaceiros.

O vento vai soprar fraco, sendo moderado de sueste no Algarve até meio da tarde, e moderado a forte do quadrante sul, por vezes com rajadas até 70 quilómetros por hora, nas terras altas da região sul.

Ainda de acordo com a previsão do IPMA, a região sul deve registar amanhã uma pequena descida da temperatura mínima.

“Para terça-feira a previsão mantém-se igual, exceto no que diz respeito à nebulosidade, prevendo-se uma intensificação de nevoeiros”, acrescentou Ricardo Tavares.

Durante hoje e amanhã, as temperaturas máximas devem continuar acima dos 35 graus nas regiões do interior, em especial no Alentejo.

Mais para o final da semana, a temperatura máxima vai descer. Até lá, os avisos para os perigos do calor mantêm-se.

“Hoje e amanhã vamos ter 14 distritos do continente sob aviso amarelo devido ao tempo quente”, lembrou o meteorologista.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga estão sob aviso amarelo desde as 03h23 de hoje e até às 21h00 de amanhã.

Hoje, as temperaturas vão oscilar entre 19 e 32 graus Celsius em Lisboa, no Porto entre 16 e 26, em Braga entre 17 e 35, em Viana do Castelo entre 15 e 24, em Vila Real entre 21 e 37, em Viseu entre 21 e 35, em Bragança entre 18 e 38, na Guarda entre 23 e 32, em Coimbra entre 16 e 34, em Castelo Branco entre 22 e 37, em Santarém entre 17 e 37, em Portalegre entre 21 e 35, em Évora entre 17 e 38, em Beja entre 19 e 35, em Faro entre 22 e 29, no Funchal entre 20 e 25, em Ponta Delgada entre 18 e 25, na Horta entre 18 e 24 e entre 19 e 23 em Santa Cruz das Flores.

Em destaque

Subir