Nas Notícias

Calor na previsão do tempo e país em alerta neste sábado

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) antecipa um sábado com tempo quente na generalidade do território de Portugal continental. De resto, o calor deixa 14 distritos sob aviso amarelo tanto neste sábado como no domingo. Diferente cenário é esperado nos Açores onde podem cair alguns aguaceiros, tal como na Madeira.

A persistência de valores elevados de temperatura máxima, que vem sendo sentida nos últimos dias, continuará, neste sábado, dia para o qual foi colocado um aviso amarelo por causa do calor.

O aviso tem início na manhã de sábado e prolonga-se até às primeiras horas de domingo.

A previsão antecipa “céu pouco nublado ou limpo” com “vento por vezes forte nas terras altas”, acompanhado de uma “subida de temperatura no litoral e na região sul”.

Neste sábado, as temperaturas vão exceder os 30 graus celsius na generalidade dos distritos de Portugal, sendo que Santarém e Évora vão ser as regiões mais quentes, com 37 graus.

No Porto, o mercúrio deve subir até aos 32 graus de máxima, enquanto que em Lisboa chega aos 33, tal como em Faro.

As noites também vão ser mais quentes com os termómetros a rondarem os 20 graus, aumentando também, o risco de incêndio em vários pontos do país.

Açores e Madeira

Cenário diferente do continente é esperado nos arquipélagos, onde IPMA antecipa para os Açores “céu pouco nublado, aumentando a nebulosidade a partir da tarde” e “aguaceiros a partir da tarde”, com os termómetros a rondarem os 27 graus de máxima em Ponta Delgada.

Na Madeira são esperados “períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado nas vertentes norte até final da manhã” e com “possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas e até final da manhã”.

No que diz respeito a temperaturas, está prevista uma “pequena descida da máxima”, que não deverá ultrapassar os 25 graus no Funchal.

Estado do mar

O IPMA prevê para a costa ocidental ondas de noroeste com 1,5 a 2,5 metros e água a uma temperatura de 15/17 graus.

Na costa sul, a previsão é de ondas de sudoeste inferiores a um metro, passando a ondas de sueste a partir da manhã, tendo a água do mar a uma temperatura a rondar os 21 graus.

Em destaque

Subir