Nas Notícias

Calor e céu limpo na previsão do tempo para segunda-feira

À semelhança dos últimos dias, esta segunda-feira será de calor e céu limpo na generalidade do território continental, apesar de uma pequena descida da temperatura máxima no litoral.

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), pela voz do especialista Bruno Café, esta segunda-feira, dia 20 de agosto, será de “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no interior das regiões centro e sul durante a tarde”.

O vento será “fraco a moderado”, à expeção das terras altas, onde deverá ser forte.

As temperaturas vão continuar a subir, em especial nas regiões norte e centro, enquanto para o litoral é prevista uma “descida da temperatura máxima”.

No Porto os termómetros devem oscilar entre os 35 graus de máxima e os 19 de mínima, enquanto para a capital o IPMA espera temperaturas entre os 32 e os 23 graus.

Leiria e Évora serão as zonas mais quentes de Portugal, com 38 graus, ao passo que em Bragança, Setúbal e Braga as temperaturas mínimas poderão descer até aos 16 graus.

Açores e Madeira

A previsão muda no que toca aos arquipélagos, com os Açores a poderem esperar uma segunda-fera de “céu geralmente pouco nublado” mas com a “possibilidade de aguaceiros fracos”.

As temperaturas máximas serão de 29 graus para Santa Cruz das Flores e Horta, 27 para Ponta Delgada e 26 para Angra do Heroísmo.

Para a Madeira, o cenário é de “céu pouco nublado” e “vento fraco”.

O mercúrio vai oscilar entre os 26 e 21 graus em Porto Santo e os 26 e 20 no Funchal.

Estado do Mar

O IPMA antecipa “ondas de noroeste com um metro” para a costa ocidental, com uma temperatura entre os 15 e os 17 graus.

A costa sul pode esperar ondas de “sueste com um a 1,5 metros” e uma temperatura entre os 21 e os 22 graus.

Em destaque

Subir