Mundo

Calma regressa a Londres e Birmingham, após quatro noites de tumultos

Depois da morte de três jovens em Birmingham e dos motins nas cidades de Londres, Manchester e Liverpool, Inglaterra dormiu descansada, à quinta noite, depois de motins, de mortes, de roubos, de descontrolo e reuniões de emergência por parte do Governo de David Cameron.

A tranquilidade parece ter regressado ao Reino Unido, finalmente. Foram quatro noites de violência, que está suspensa, sem que ninguém possa garantir, no entanto, que o fenómeno está definitivamente controlado.

Ontem à noite, sentiu-se uma calma com suspense, com receios de que a violência acabasse por regressar, mas a tranquilidade das primeiras horas percorreu toda a noite. Nem a possibilidade de se gerarem conflitos raciais (após a morte de três muçulmanos asiáticos) interrompeu o silêncio de Birmingham, por exemplo.

Tariq Jahan, que perdeu um filho em Birmingham, lançou um apelo à calma. “Negros, asiáticos, brancos. Todos vivemos na mesma comunidade. Porque nos matamos?. Se querem perder os vossos filhos, deem um passo em frente. Caso contrário, vão para casa”, afirmou, citado pela agência noticiosa Reuters.

Londres também dormiu sem tumulto, bem como Gloucester ou Liverpool, também palco de atos de violência gratuita e selvagem. Porém, apesar deste cenário, a polícia tem pela frente muito trabalho, na investigação dos crimes ocorridos nas diversas cidades.

O parlamento britânico reuniu hoje, interrompendo as férias. Poucas horas depois do primeiro-ministro inglês ter prometido uma resposta “firme”, a verdade é que a situação acalmou. David Cameron falou de uma sociedade “doente”, mas garantiu que não vai “tolerar uma cultura de medo”. O governante apoiou as forças policiais e não aceita que se abordem “falsas questões de direitos humanos”.

Segundo o chefe de Governo britânico, “todas as ações policiais que as autoridades considerem necessárias serão bem acolhidas” pelo executivo. E a verdade é que as palavras de Cameron surtiram efeito. Aparentemente.

Em destaque

Subir