Apresentações/Novidades

Califórnia pode vir a proibir veículos com motores de combustão

Parece que não são apenas as grandes cidades europeias, como Paris, Londres ou Berlim a pretenderem banir das suas ruas automóveis que emitem gases poluentes. Nos Estados Unidos também há quem queira avançar nesse sentido e até ir mais longe.

Enquanto as autoridades de vários países da Europa pretendem restringir os movimentos de automóveis a diesel, na Califórnia está mesmo a estudar-se a proibição a todos os automóveis com motores combustão, sejam eles diesel ou gasolina.

A Blomberg News avançou que o Comité de Recursos do Ar da Califórnia, através da sua responsável, Mary Nichols, bem como o governador daquele estado norte-americano, o democrata Jerry Brown, estão interessados em seguir o exemplo da China, que durante este mês de setembro vai no sentido de proibir os motores de combustão interna no país mais populoso do mundo, afetado por uma poluição que já atingiu níveis muito perigosos, nomeadamente na capital, Pequim.

“Já recebi mensagens do governador perguntando: ‘ porque razão ainda não fizemos nada?’”, afirmou Mary Nichols, acrescentando que qualquer potencial proibição demoraria uma década ou mais. “Claro que governador indicou o exemplo da China, perguntando porque eles fazem algo e a Califórnia não”.

Sabe-se entretanto que as autoridades chinesa estão a tentar acabar com o fim da venda de veículos poluentes no país até 2030.

A França e o Reino Unido podem seguir o exemplo em 2040. No entanto uma proibição semelhante na Califórnia encontrará certamente uma grande oposição, quer da parte dos construtores automóveis como de alguns reguladores federais.

Em destaque

Subir