Fórmula 1

Calendário de F1 para 2019 quase igual mas com novas regras

O Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA) aprovou o calendário de Fórmula 1 para o próximo ano bem como um novo conjunto de regras para a disciplina.

No fundo o que a FIA fez foi aprovar uma versão revista do plano apresentado no mês de agosto, sendo que a temporada de 2019 se iniciará a 17 de março em Melbourrne (Austrália) e terminará a 1 de dezembro no Abu Dhabi (Emirados Árabes).

A principal novidade no calendário é que não haverá três Grandes Prémios consecutivos, como sucedeu este ano, mas haverá duas corridas que serão disputadas em fins de semanas consecutivos. A primeira sequência acontecerá entre 1 e 8 de setembro com a Bélgica e Itália, a segunda entre 22 e 29 de setembro com Singapura e a Rússia, e a terceira entre 27 de outubro e 3 de novembro com México e Estados Unidos.

Mas mais importante é aprovação de novas regras pelo Grupo de Estratégia e pela Comissão de F1, onde se inclui uma nova posição para os espelhos retrovisores e asa traseira para ajudar a visibilidade, a localização das câmaras ‘onboard’ alterada para obter uma visibilidade mais clara sobre o halo, luzes traseiras na asa traseira e modificações na carenagem do halo para ajudar a saída do piloto do ‘cockpit.

Em termos dinâmicos durante uma corrida os pilotos só podem ultrapassar após um período de ‘safety car’ após terem cruzado a linha de meta, as equipas são responsáveis pelas verificações técnicas iniciais dos seus carros e declarar que estão em conformidade com os regulamentos em termos de segurança, um painel de luz xadrez passa a figurar junto da bandeira tradicional para sinalizar o final da corrida.

Calendário de 2019

17 de março – Austrália (Melbourne)

31 de março – Bahrain (Sakhir)

14 de abril – China (Xangai)

28 de abril – Azerbaijão (Baku)

12 de maio – Espanha (Barcelona)

26 de maio – Mónaco

9 de junho – Canadá (Montreal)

23 de junho – Francça (Paul Ricard)

30 de junho – Áustria (Red Bull Ring)

14 de julho – Grã-Bretanha (Silverstone)

28 de julho – Alemanha (Hockenheim)

4 de agosto – Hungria (Hungaroring)

1 de setembro – Bélgica (Spa-Francorchamps)

8 de dezembro – Itália (Monza)

22 de setembro – Singapura

29 de setembro – Rússia (Sochi)

13 de outubro – Japão (Suzuka)

27 de outubro – México (Cidade do México)

3 de novembro – Estados Unidos (Austin)

17 de novembro – Brasil (Interlagos)

1 de dezembro – Abu Dhabi

Em destaque

Subir