Mundo

Veja imagens do incêndio num hospital em Calcutá (Índia) que provocou 89 mortos

salvamento_hospitalUm incêndio no hospital AMRI, em Calcutá, na Índia, provocou a morte de 89 pessoas, a maioria dos quais pacientes e familiares que prestavam ajuda nos cuidados de saúde. O fogo deflagrou na cave, espaço transformado em armazém, apesar de originalmente concebido para parque de estacionamento. O hospital é particular e recentemente foi classificado como um dos melhores da cidade. O número de perdas humanas é ainda provisório

As chamas deflagraram nesta sexta-feira, na cave deste hospital, segundo as autoridades, e o fumo acabou por provocar a intoxicação de alguns pacientes. Há 89 vítimas (número provisório), sendo que apenas três são funcionários – acusados de abandonar o edifício e de não prestar socorro aos doentes.

A polícia já abriu um processo de inquérito, para averiguar as causas do incêndio (ainda desconhecidas), mas também por considerar que o hospital, localizado na cidade oriental de Calcutá, viola os procedimentos de segurança, apesar de ser considerado um dos melhores da cidade indiana.

A administração do hospital já emitiu um comunicado a lamentar as perdas humanas, mas rejeita qualquer responsabilidade no incêndio e nega que o mesmo tenha sido resultado de alguma violação das normas de segurança.

“É lamentável que os responsáveis do hospital AMRI não tenham feito qualquer esforço para resgatar os pacientes. Em vez disso, fuigram às chamas”, acusou Mukherjee Subrata, ministro responsável pela área da saúde.

Dentro daquele hospital de Calcutá, no momento em que deflagraram as chamas, estavam cerca de 360 pessoas. Dezenas de carros de bombeiros chegaram ao hospital, mas numa altura em que o fogo estava controlado.

Mesmo assim, evitaram que o número de mortos fosse superior. Através do recurso a escadas e partindo os vidros, do lado de fora do hospital, conseguiram retirar algumas pessoas, presas pelas chamas e com a vida em perigo, devido ao fumo que inalavam. Os pacientes resgatados acabaram por ser transferidos para uma unidade de saúde próxima.

O hospital AMRI é uma unidade particular considerada cara e, recentemente, foi considerado um dos melhores da cidade, segundo uma classificação atribuída por uma revista da Índia. No entanto, as regras de segurança são repetidas vezes ignoradas nos hospitais daquele país.

O incêndio deflagrou às de 03h30 locais, na cave do edifício de sete andares. Os bombeiros necessitaram de mais de uma hora para chegar ao local, devido a constrangimentos provocados pelas acessibilidades.

A cave do hospital era utilizada como espaço de armazenamento, apesar de o espaço ter sido originalmente concebido para parque de estacionamento.  O número das vítimas está em atualização e não é definitivo

Veja as imagens

Em destaque

Subir