Mundo

Caixas de bananas valem 15 milhões em cocaína escondida

bananas_de_cocaina

Um supermercado em Berlim meteu as bananas da Colômbia à venda sem saber que, escondidos nas caixas, estavam 386 quilos de cocaína. Os funcionários chamaram a polícia, que fizeram umas contas rápidas: a droga valia cerca de 15 milhões de euros.

Um esquema de tráfico de droga falhou e os funcionários da Aldi, um supermercado em Berlim, na Alemanha, chegaram a polícia para reportar uma descoberta surpreendente.

As caixas que tinham vindo da Colômbia carregadas de bananas tinham 386 quilos de cocaína escondidos.

Segundo as contas das autoridades, as doses apreendidas correspondiam a um valor de mercado a rondar os 15 milhões de euros.

O incidente ocorreu devido a “um erro logístico”, como referiu o porta-voz da polícia alemã, citado pelo britânico The Guardian.

Uma rede de tráfico de droga terá escondido a cocaína para que as caixas fossem retiradas do circuito, mas tal não aconteceu e as bananas chegaram a um total de 14 lojas da mesma rede de supermercados, distribuídos por Berlim e arredores.

Foi a maior apreensão de droga feita na cidade, mas o destino final da ‘encomenda’ continua por apurar, ainda segundo as autoridades alemãs.

O incidente levou os jornais do país a recuperarem um caso semelhante que ocorreu em janeiro de 2014, quando a polícia apreendeu 140 quilos de cocaína em cinco supermercados de Berlim.

Nessa altura, o valor da droga rondava os seis milhões de euros.

Um episódio semelhante também foi noticiado em Portugal, em julho do ano passado. A Polícia Judiciária apreendeu 237 quilos de cocaína distribuídos por 198, que vieram da Colômbia escondidos… em caixas de bananas.

Em destaque

Subir