Cultura

Caixa Ribeira com novas confirmações

 

Fado_900Maria Armanda, Maria João Quadros, Filipe Duarte, Nelson Duarte, Beatriz e Liliana Luz juntam-se ao cartaz do Caixa Ribeira, que decorre a 3 e 4 de junho, na Ribeira do Porto.

No Caixa Ribeira os nomes maiores e mais experientes cruzam-se na perfeição com os mais recentes revelações do Fado. Hoje são revelados mais seis que encaixam de forma inegável neste perfil: Maria Armanda, Maria João Quadros, e a programação da Antiga Junta de Freguesia de São Nicolau com Filipe Duarte, Nelson Duarte, Beatriz e Liliana Luz.

Maria Armanda tem mais de quatro décadas de carreira. Pelos palcos tem brilhado na revista mas sobretudo como enorme e incontornável nome do Fado. Dona de êxitos como ‘O Meu Soldadinho’, ‘Só Porque Desenhaste A Rosa Branca’, ‘Mulher De Qualquer Povo da Terra’ ou ‘Mãe Solteira’, há muito que o seu nome é uma das marcas indeléveis da canção portuguesa. Apresentará estes e outros sucessos na Ribeira do Porto, no dia 4 de junho.

Maria João Quadros é tão considerada que já viu gigantes da música brasileira escreverem para si: Ivan Lins, Francis Hime, Zeca Baleiro, Chico César e Olivia Byington. Tem cantado nas mais afamadas casas de Fado lisboetas e a sua carreira é categórica. É um dos nomes mais respeitados da nossa praça e estará no Caixa Ribeira no dia 3 de junho.

No edifício da Antiga Junta de Freguesia de São Nicolau, no dia 3, Filipe Duarte. Começou na casa ‘Faia’ mas passou também pela ‘Mãe Preta’, a ‘Parreirinha de Alfama’ e o ‘Senhor Vinho’, onde esteve na década de 70, durante um período de cerca de 12 anos. A década de 80 foi a fase da internacionalização, estreando-se em países como a Espanha, Estados Unidos, Brasil, Roménia, Tunísia ou Holanda. Com Tony de Matos e Carlos Zel, abre a casa típica ‘Fado Menor’, gerindo depois, durante 11 anos, o ‘Solar do Fado’, na Calçada da Memória (Ajuda).

A jovem fadista Beatriz estreou-se o ano passado com o álbum ‘Fado com cores alegres’. Nele participam os músicos Guilherme Banza, na guitarra portuguesa, Nélson Aleixo, na viola e Gustavo Roriz, no contrabaixo. Os doze temas que constituem o disco de estreia correm vários estilos – desde o fado-canção ao tradicional -, e por lá encontramos, entre outros, ‘Barco negro’, ‘Foi Deus’, ‘Estranha forma de vida’ e ‘Maria Lisboa’, do repertório de Amália Rodrigues. Visitará o Caixa Ribeira no dia 3 de junho.

Do Porto, Nelson Duarte. Com mais de duas décadas de carreira, dedica-se de forma visceral como se cada noite, cada canção, fossem únicas e para nunca serem esquecidas. Vai estrear-se no Caixa Ribeira no segundo dia do Festival.

Liliana Luz, antes de se render ao fado, deu voz à música popular, tradicional e até ao funk. Já em Lisboa, a fadista de Cantanhede, começou a cantar fado na casa Marquês da Sé e mais tarde no Restaurante Sr. Vinho, onde passou a fazer parte do elenco desde junho desse ano. Participou na Grande Noite do Fado onde alcançou o 2º lugar e foi a fadista escolhida para fazer parte do elenco da Revista ‘É Só Rir!’, com Octávio Matos e Natalina José. Já partilhou o palco com grandes nomes do fado como Maria da Fé, Rodrigo, Katia Guerreiro, António Pinto Basto, Anita Guerreiro, Gonçalo Salgueiro e estará no Caixa Ribeira no dia 4 de junho.

Confirmados

Aldina Duarte; António Chainho com Paulo de Carvalho e Mafalda Arnauth; António Zambujo; Beatriz; Filipe Duarte; Gisela João; Gonçalo Salgueiro; Hélder Moutinho; Joana Amendoeira; Jorge Fernando; José Manuel Neto; Liliana Luz; Maria Armanda; Maria da Fé; Maria João Quadros; Nelson Duarte; Pedro Moutinho; Raquel Tavares; Rodrigo & Florência; Sara Correia; Simone de Oliveira; Kiko

Bilhetes

O bilhete único para os dois dias já está à venda na Blueticket, no Palácio da Bolsa e nos restantes locais habituais. Tem o preço de 28 euros, passando a 35 euros nos dias do Festival, sendo que os clientes da Caixa têm desconto de 10 por cento nos bilhetes adquiridos com cartão da Caixa no Palácio da Bolsa.

 

Em destaque

Subir