Nas Notícias

Caixa de ferramentas viking com mil anos descoberta na Dinamarca

Uma caixa de ferramentas vikings com cerca de mil anos foi encontrada numa misteriosa fortaleza em formato de anel em Borgring, na Dinamarca. Pensa-se que o famoso rei dinamarquês Haroldo I, conhecido como “Dente Azul”, século X, tenha ordenado a construção desta fortaleza, enquanto introduzia o cristianismo no país e em certas zonas da Suécia e Noruega.

Trata-se de um conjunto de instrumentos em ferro que podem ter sido utilizados para construir navios e casas.

Os arqueólogos encontraram 14 ferramentas de ferro dentro de um depósito de terra escavado na fortaleza, juntamente com vestígios do baú de madeira que as guardava.

Já foram identificadas várias ferramentas sofisticadas, incluindo um conjunto de “brocas” usadas para fazer buracos na madeira, um par de pinças, um prego, quatro elos de corrente anexados a um anel de ferro e um “draw-plate” para fazer fios de metal.

A arqueóloga Nanna Holm, do Danish Castle Center em Vordingborg, líder das escavações na fortaleza, afirma que esta é a primeira vez que um conjunto de ferramentas foi descoberto num local de trabalho viking. “Não se encontram muitas ferramentas na Escandinávia e as que foram encontradas antes disso foram todas deixadas aos deuses num pântano”

As novas ferramentas encontradas em Borgring são especiais porque foram descobertas onde o artesão terá trabalhado pelo que o conteúdo da caixa fornece um raro vislumbre da vida profissional na era viking tardia.

A caixa é um achado importante para os arqueólogos, que vão realizar outras escavações em Borgring nos próximos três anos.

Em destaque

Subir