Nas Notícias

Caiu o nazismo, insinua cartaz polémico da JSD

cartaz jsd

Quem fez o mais recente cartaz da Juventude Social-Democrata não atentou à importância histórica de uma imagem. O protesto da JSD contra a queda do Governo PSD/CDS remete para o símbolo do triunfo sobre o nazismo. Não faltam comentários nem polémica…

“Foi nisto que votou?”, questionou a JSD, após a queda do Governo PSD/CDS, num cartaz em que junta Lenine, Catarina Martins, António Costa, Jerónimo de Sousa e… a queda do nazismo.

Sim, a queda do nazismo: como um dos (muitos) comentários à imagem não tardou a realçar, uma das imagens de fundo é o símbolo da queda do nazismo, o momento em que militares entraram em Berlim e ergueram a bandeira da URSS.

Logo a seguir à questão, a JSD acrescentou o seguinte texto: “Uma coligação negativa de partidos perdedores juntou-se para derrubar a coligação vencedora das últimas eleições legislativas. O voto dos portugueses foi claro: querem que Pedro Passos Coelho continue a ser primeiro-ministro de Portugal. Igualmente claro é que em nenhum momento lhes foi sugerida a hipótese de um programa de governo ditado por partidos radicais como o BE e o PCP ou por ficções políticas como o PEV. A JSD incita a todos os portugueses – e aos jovens em particular – que manifestem a sua indignação”.

A imagem não tardou a tornar-se viral, mas pelos piores motivos. Ao invés de manifestarem a “indignação” pela queda do Governo, a grande maioria das muitas centenas de comentários atacava a ‘herança’ do executivo de Passos Coelho e Paulo Portas.

Mas as críticas mais duras são as quem que fez o ‘trabalho de casa’ de história, como Raul Machado: “A ignorância patente nestes ‘génios’ que fizeram este cartaz: apresenta, como imagem de fundo, Berlim destruída e libertada do jugo do regime nazi… Será que querem comparar a queda do regime nazi com a queda da coligação PaF? O que os une? Os escombros, será esta a imagem que representa o estado que a PaF deixou Portugal?”

Outro dos comentários que esteve em destaque foi de Steffan Clent Davies: “De acordo com essa imagem, vocês admitem que são fascistas? Ah bom!”

Com mais de 4500 gostos e cerca de 2200 partilhas, a imagem aproxima-se neste momento dos 1300 comentários.

Em destaque

Subir