Nas Notícias

Caiu arriba com 10 metros em Portimão

Uma arriba com cerca de 10 metros de altura desmoronou-se, hoje, na praia dos Careanos, em Portimão. O acidente não provocou vítimas.

Ricardo Arrabaça, capitão do Porto de Portimão, adiantou que a derrocada, ocorrida por volta das 9h30, fez a terra cair por sobre uma área de praia com cerca de sete metros de largura.

“A ocorrência foi ouvida e testemunhada por pessoas que telefonaram para nós a dizer o que tinha acontecido”, começou por referir o capitão.

“Foi-nos logo reportado que não estaria lá ninguém, mas de qualquer dos modos fomos confirmar”, acrescentou Ricardo Arrabaça.

Foi uma derrocada com “alguma dimensão”, mas longe de ser “catastrófica”, acrescentou ainda o mesmo responsável.

As autoridades isolaram a zona, tendo comunicado o incidente à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que monitoriza o estado das arribas e falésias.

Cabe aos técnicos da APA apurar se a arriba “está em situação de instabilidade”, o que poderá levar a uma intervenção para acelerar o processo e prevenir riscos.

Salientando que ainda não tinha conhecimento do resultado dessa inspeção, Ricardo Arrabaça disse acreditar que, “neste momento, não haja nenhuma intervenção urgente” a realizar na praia dos Careanos.

“A mensagem principal, agora e sempre, é para as pessoas se manterem afastadas das arribas, porque é normal elas caírem”, frisou o capitão do Porto de Portimão.

A agitação marítima e o mau tempo dos últimos dias tornam “normal” que haja mais derrocadas, “mas elas acontecem o ano todo”, insistiu Ricardo Arrabaça.

Em destaque

Subir