Insólito

Cafeína em excesso na origem de colapso cardíaco que matou um adolescente

Um adolescente norte-americano de 16 anos, Davis Allen Cripe, consumiu uma elevada quantidade de cafeína que acabou por estar na origem de um colapso cardíaco fatal. O jovem ingeriu um café do McDonald’s, uma bebida energética e um refrigerante num curto espaço de tempo, pouco antes de morrer na escola, no estado da Carolina do Sul.

Apesar de os colegas terem visto Davis a consumir várias bebidas de seguida, a autópsia determinou que o rapaz não morreu diretamente de overdose de cafeína, mas de um “evento cardíaco induzido pelo consumo da substância que desencadeou arritmia”, acrescentando que Davis não tinha nenhum problema cardíaco.

Foi então deixado um alerta pelo médico legista para o consumo moderado de cafeína.

“Nós, médicos, não estamos totalmente contra a cafeína. Acreditamos que as pessoas devem ter cuidado com a quantidade, tal como o tabaco ou o álcool”.

Os profissionais da saúde aconselham que um adulto saudável não ingira mais de 400 miligramas de cafeína por dia. É então de salientar que Davis terá ingerido mais de 470 mililitros de cafeína em menos de uma hora.

Em destaque

Subir