País

Café reduz risco de cancro do endométrio e colo do útero em mulheres obesas

Um estudo associa o consumo do café a um menor risco de cancro de endométrio ou do colo do útero, por parte de mulheres obesas. A pesquisa, divulgada na The American Association for Cancer Research, uma associação que se dedica à pesquisa em cancro, aponta quatro chávenas como quantidade suficiente para reduzir riscos em 22 por cento.

De acordo com um estudo apresentado na The American Association for Cancer Research, e divulgado pelo Live Science, consumir quatro chávenas de chá por dia reduz em 22 por cento os riscos de sofrer de cancro do endométrio e do colo do útero.

Uma equipa de investigadores de Harvard fez uma extensa análise a 19 estudos publicados anteriormente e que envolvem 40 mil mulheres – sendo que 12 mil dessas mulheres tinham sido diagnosticadas com cancro do endométrio e as restantes eram saudáveis,

Os investigadores associaram o consumo de café à ausência da doença. E quantificaram os riscos: as mulheres que tomavam entre duas a três chávenas de café por dia apresentavam menos sete por cento de probabilidade de sofrer daqueles tipos de cancro. Já as que tomavam quatro chávenas diárias viam aumentar drasticamente a ‘proteção’: menos 22 por cento de risco.

Refira-se, no entanto, uma particularidade. Esta associação entre mais consumo de café e menos risco só se detetou em mulheres obesas, ou com peso excessivo – esta condição aumenta os perigos de padecer daqueles cancros.

Marta Crous-Bou, coautora desta análise aos estudos, destaca outro detalhe: nem todas as pesquisas que foram alvo de investigação especificavam informações sobre riscos de doença e presença de cafeína, pelo que ficou por esclarecer se é a cafeína a responsável pela maior proteção.

Os investigadores concluem, sem sombra para dúvidas, que os compostos do café produzem uma diminuição de níveis de estrogénio e de insulina. Anteriores pesquisas já tinham relacionado estes dois hormónios com um aumento da probabilidade de desenvolver cancro do endométrio.

Em destaque

Subir