TV

Cães vão ter horário em Itália: Cidade multa donos pelo barulho noturno

Em Controne, na Itália, os cães vão ter um horário para… serem cães. Se ladrarem ao início da tarde ou durante a noite, perturbando o sono ou a sesta dos vizinhos, os donos podem ser multados. As contra-ordenações podem chegar aos 500 euros.

Os cães de Controne, uma cidade com cerca de 900 habitantes na região de Campânia, no sul de Itália, vão ter de andar com um relógio na pata.

Com a entrada em vigor de uma nova lei, aprovada na terça-feira, os animais não poderão ladrar durante a noite e até ao início da tarde, caso os latidos perturbem o sono ou a sesta dos vizinhos.

Os donos dos cães que ousarem ladrar (mesmo que não mordam) arriscam-se a uma multa, que pode variar entre os 25 e os 500 euros.

“Os cães guardiães de casas, jardins e quintas devem ser mantidos de modo a não prejudicar as pessoas e os proprietários devem impedir que os cães barulhentos perturbem a paz nas horas noturnas e na sesta”, diz o texto da nova lei.

Refira-se ainda que os donos dos animais podem ser multados por estes serem “barulhentos” ou por serem sossegados: é que se for cometido algum abuso sobre o cão, como ‘treino’ para o manter em sossego, os responsáveis incorrem também no risco de multa.

A mesma lei especifica ainda que um cão, se estiver preso, a corrente deve ter pelo menos cinco metros de comprimento, permitindo o fácil acesso do animal aos recipientes da comida e da água.

Em Controne é ainda “terminantemente proibido abandonar animais em território público”.

Um ano depois, o dono deste beagle deve estar satisfeito por não viver na cidade italiana.

Em destaque

Subir