Nas Notícias

Cães conseguem distinguir as emoções nos humanos, comprova estudo

cao com fomeUm estudo divulgado no Biology Letters comprovou que os cães têm a capacidade de reconhecer as emoções do ser humano. Esta pesquisa vem reforçar a teoria segundo a qual o cão é o melhor amigo do Homem.

Se tem um cão, é provável que já tenha sentido a principal conclusão deste estudo: o animal percebe a sua tristeza, a sua alegria, a sua irritação, ou qualquer outro estado de espírito.

De acordo com um estudo publicado no Biology Letters, os cães têm a capacidade de analisar as informações visuais e distinguirem as emoções, quer nos seres humanos, quer nos outros cães.

Trata-se de uma descoberta surpreendente, já que, até agora, a ciência apenas tinha comprovado que primatas como chimpanzés ou orangotangos tinha esta capacidade.

Para realizar o estudo, os investigadores avaliaram 17 cães adultos, que foram submetidos a testes de observação de imagens, envolvendo rostos caninos e de humanos.

As imagens transportavam diferentes sentimentos: irritação, fúria, tristeza, felicidade, impaciência, entre outros.

Ao mesmo tempo que observaram as imagens, os animais ouviam sons que eram coincidentes. Por exemplo, o silêncio na tristeza, uma gargalhada na felicidade.

Também foram usados sons e imagens neutros, onde não era manifestado qualquer sentimento.

Depois, os investigadores realizaram uma análise à reação dos cães, perante aqueles sinais. Os cães foram capazes de identificar as expressões das vozes e das imagens e de relacionar as emoções.

Quando ouviam um som agressivo, olhavam para a imagem com rosto agressivo. Se ouviam um som alegre, faziam o mesmo e desviavam o olhar para a foto coincidente.

Ficou comprovado no estudo que os cães foram capazes de distinguir sentimentos humanos – o que ajuda a perceber a ligação forte que existe entre o cão e o seu dono.

Em destaque

Subir