Nas Notícias

Cada vez mais donos de animais pedem aos veterinários para os abater

gato sapatilhagato arvore policia 510Há cada vez mais donos de animais de estimação que pedem aos veterinários para os abater, em virtude de dificuldades económicas. Sem meios para suportar despesas de tratamentos, os donos optam pela eutanásia. A Ordem dos Médicos Veterinários lamenta o descurar da prevenção, enquanto a Associação Portuguesa de Médicos Veterinários lembra que o IVA a 23 por cento aumenta a fatura nos tratamentos.

“Cada vez há mais, sobretudo em doenças que não estavam previstas, doenças súbitas que implicam uma verba elevada”, revela Jorge Cid, presidente da Associação Portuguesa de Médicos Veterinários, em declarações à SIC.

Em causa estão tratamentos, internamentos e cirurgias, que implicam despesas que não estavam previstas no orçamento familiar. A decisão, normalmente, é a mais cruel: a eutanásia.

“Uma cirurgia pode custar 200 euros, mas pode chegar aos mil euros, se for muito complicada. E muitas vezes são urgências”, acrescenta.

A falta de rendimentos, no entanto, não justifica tudo. Segundo revela Luís Cruz, vice-presidente da Ordem dos Médicos Veterinários, considera que “muitas famílias têm descurado aspetos preventivos da saúde animal”.

Este fenómeno levanta a questão fiscal, já que os tratamentos de saúde nas pessoas não implicam o pagamento de IVA, enquanto na medicina veterinária aquele imposto é de 23 por cento – a sua taxa máxima. “É um absurdo”, lamenta Jorge Cid, alertando para o facto de que baixar o imposto ajudaria a mitigar o problema.

Os veterinários são compreensivos com as carências económicas das famílias que persistem nos tratamentos, permitindo pagamentos a prestações e, em alguns casos, fazendo operações gratuitamente.

Em destaque

Subir