Economia

Cada português pagou 285 euros em ‘taxas e taxinhas’, que subiram com a troika

euros A expressão ‘taxas e taxinhas’, da autoria de Pires de Lima, inspirou o Jornal de Negócios para uma análise ao valor pago por cada português em taxas, de acordo com a Conta Geral do Estado e a Direção-Geral das Autarquias. Assim, cada português paga em média 285 euros, sendo que durante o programa de ajustamento as taxas e taxinhas subiram 18 por cento, para valores que atingem os 2,85 mil milhões, o que representa 1,7 por cento do PIB.

O ministro da Economia inspirou-se nas novas “taxas e taxinhas” que a Câmara de Lisboa se preparava para inscrever no orçamento municipal, numa alusão às taxas para turistas que desembarquem na capital.

António Costa – presidente da autarquia e candidato do PS a primeiro-ministro – era o visado nestas palavras.

Só que o Jornal de Negócios fez uma análise às taxas e taxinhas que os portugueses pagaram, de acordo com dados da Conta Geral do Estado e da Direção-Geral das Autarquias.

E os números desta análise dão conta de uma cobrança de 2,85 mil milhões de euros em taxas, em 2013, por parte destas entidades.

E revelam também que durante o período em que a troika esteve em Portugal se registou um aumento de 18 por cento em taxas (o que representa mais de 440 milhões).

Os valores cobrados em taxas e taxinhas atingiram os 2,85 mil milhões de euros, o que representa 1,7 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

Aquele valor dividido pelos contribuintes portugueses representa uma fatura média de 285 euros em taxas.

Os valores mais elevados encontram-se nas propinas e nas autoestradas, nas taxas moderadoras e em taxas aplicadas no acesso à justiça.

Em destaque

Subir