Mundo

Caçadinhas a nu em campo de concentração nazi gera revolta

Uma suposta instalação artística pôs várias pessoas, nuas, a jogarem às caçadinhas numa câmara de gás do antigo campo de concentração nazi de Stutthof, na Polónia.

O vídeo ‘Polónia – Israel – Alemanha: A experiência de Auschwitz’ foi exibido em 2015, num evento artístico, mas só agora é que os ‘pormenores’ estão a ser conhecidos e, como é lógico, a gerar revolta.

Nas imagens estão várias pessoas, nuas, a jogarem alegremente às caçadinhas numa das câmaras de gás de Stutthof, o antigo campo de concentração onde milhares de prisioneiros (na maioria, judeus) foram executados pelo regime nazi.

Várias organizações de vítimas do nazismo exigem respostas e, acima de tudo, consequências. Como é foi possível alguém autorizar a gravação da ‘instalação artística’ num campo de extermínio? E como esse alguém vai ser agora responsabilizado?

Sem saberem ainda a quem apontar o dedo, os sobreviventes do Holocausto têm dirigido a raiva e a frustração contra o Presidente da Polónia, exigindo explicações por parte de Andrzej Duda.

“É a coisa mais nojenta que já vi desde há muito tempo”, afirmou Efraim Zuroff, o agora ativista humanitário que antes era um dos mais célebres ‘caçadores de nazis’.

Os detalhes sobre o filme só foram agora conhecidos porque dois antigos guardas do campo de concentração de Stutthof estão a responder, em tribunal, por cumplicidade no genocídio feito pelos nazis.

Em destaque

Subir