TV

Caça britânico ‘derrete’ posto avançado do Estado Islâmico

Um Tornado GR4 da Força Aérea britânica desfez por completo um posto avançado do Estado Islâmico na Síria. A estrutura servia para os ‘snipers’ do ISIS (ou Daesh) atacarem as forças curdas.

O Reino Unido começou a cumprir a promessa que David Cameron fizera ao Presidente da França: “Perseguir o Estado Islâmico nos seus próprios quartéis-generais na Síria”.

Ainda não passaram 24 horas sobre as declarações do primeiro-ministro britânico e já os caças Tornado GR4 da Royal Air Force (a Força Aérea britânica) bombardeavam as posições do ISIS.

Com o recurso a uma nova tecnologia de bombas, o Paveway (algo como ‘abre-caminhos’, numa tradução livre), um caça ‘derreteu’ o posto avançado de onde, nos últimos dias, os ‘snipers’ do Daesh alvejavam as tropas curdas (que também combatem o Estado Islâmico em território sírio).

Os Paveway II e III dispõem de um sofisticado sistema de orientação por laser que usa coordenadas do Global Positioning System Aided Inertial Navigation System (GAINS).

A grande novidade desta tecnologia é a capacidade de autonomia, pois mesmo após terem sido lançados podem ser reorientados para coordenadas do Global Positioning System (GPS) em caso de perturbação do sistema GAINS.

Estreados no Iraque em 2003, estes novos sistemas são mais certeiros na orientação das bombas.

Em destaque

Subir