TV

Caça ao tesouro: Ninguém encontra os milhões escondidos nas Rocky Mountains

Um milionário, ao saber que estava com cancro, resolveu distribuir a fortuna de forma original. Forrest Fenn encheu um cofre com ouro e jóias e escondeu nas Rocky Mountains, nos EUA. Não fez um mapa, mas publicou um livro com orientações. Cinco anos depois, o tesouto ainda não foi encontrado.

Em 1988, Forrest Fenn soube que tinha cancro nos rins. Podia ser dono de uma fortuna bastante considerável, mas ficou a saber que as hipóteses de sobreviver eram muito escassas.

Perante a crueza da realidade, o milionário resolveu distribuir os bens que não podia levar para o outro mundo, mas teria de ser de uma forma que o fizesse ser lembrado.

Apaixonado pelas Rocky Mountains (ou ‘montanhas rochosas’, numa tradução literal), separou uma parte da fortuna para montar uma caça ao tesouro. Comprou um cofre de bronze e encheu-o com ouro, jóias e artefactos precisos.

Para além de 256 moedas de ouro, o tesouro incluía “centenas de nozes de ouro, algumas com o tamanho de ovos, figuras chinesas antigas cravadas em jade, artefactos de animais em ouro da época pré-colombiana, rubis, esmeraldas, safiras e diamantes, entre outras coisas”, como descreveu mais tarde ao The New York Times.

De acordo com o departamento de Turismo do Novo México, o tesouro vale cerca de dois milhões de dólares. “Queria que fosse um valor significativo para quem o procurasse, mas acima de tudo queria tirar os miúdos do sofá e trazê-los para as montanhas”, argumentou.

O cancro acabou por entrar em remissão, mas Forrest Fenn não desistiu da ideia e escondeu o cofre, algures nas Rocky Mountains. Não deixou um mapa, mas publicou ‘The Thrill of the Chase’ (algo como ‘a emoção da procura’, numa tradução livre), um livro com orientações e pistas.

Dezenas de milhares de aventureiros tentaram encontrar o tesouro, ao longo de cinco anos, mas “ele ainda lá está”, segundo o idoso milionário.

No ano passado, foram cerca de 30 mil aventureiros a procurar o tesouro: este ano o número deve superar os 50 mil. “Parece-me que ficou descontrolado”, gracejou o milionário, revelando que soube de pessoas que estiveram a uns 50 metros do local.

Em destaque

Subir