Nas Notícias

Cabo-verdiana vai presidir à rede de comissões eleitorais da CEDEAO

A presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Cabo Verde vai liderar a Rede de Comissões Eleitorais da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) nos próximos dois anos, anunciou hoje a organização.

Maria do Rosário Lopes Pereira Gonçalves foi eleita durante a sexta Assembleia Geral da Rede de Comissões Nacionais de Eleições da CEDEAO (ECONEC, na sigla em inglês), que decorreu quinta-feira em Abuja, na Nigéria.

A presidente da CNE de Cabo Verde sucede a Mahmood Yakubu, da Nigéria, e vai dirigir os trabalhos desta estrutura nos próximos dois anos.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e juíza de profissão, Maria do Rosário Lopes Pereira Gonçalves serviu nos tribunais de primeira instância de Santa Catarina e da cidade da Praia, na ilha de Santiago, até ser nomeada presidente da Comissão Nacional de Eleições em maio de 2015.

Além da nova presidente, foram eleitos os membros da comissão diretiva da ECONEC, que inclui representantes das comissões nacionais de eleições do Burkina Faso, Gâmbia, Mali e Gana.

No discurso de aceitação, Maria do Rosário Gonçalves assumiu o compromisso de melhorar os processos eleitorais nos países da CEDEAO.

A próxima reunião da Assembleia Geral da ECONEC vai realizar-se na cidade da Praia, cabo Verde, em 2021.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) é composta por quinze países membros situados na região da África Ocidental: Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

Em destaque

Subir