Nas Notícias

Busca e salvamento no mar estão comprometidos com a paragem dos navios de patrulha

naufragio luz sameiroAs operações de busca e salvamento no mar estão comprometidas enquanto os três navios de patrulha continuarem parados. “É natural que os pescadores se sintam menos seguros”, reconheceu o presidente da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar.

Os três navios patrulha da classe Cacine estão parados, o que compromete as operações de busca e salvamento no mar. A possibilidade de faltar o apoio em caso de necessidade está a preocupar os pescadores, como reconheceu José Festas, presidente da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar.

“É uma situação grave e muito preocupante, principalmente para a busca e salvamento. Estes navios eram muitas vezes os primeiros a socorrerem os barcos. Não estando nenhum, como deveria estar, na zona Norte, é natural que os pescadores se sintam menos seguros, uma vez que o auxílio poderá ser mais lento e sem as mesmas condições”, justificou.

E o que aconteceu a estes três navios de patrulha? O “Zaire”, que já apresentava um alto grau de degradação, está em terra há vários meses; o “Cuanza”, que patrulhava sobretudo o arquipélago da Madeira, veio para a Base Naval do Alfeite em julho e aí ficará até ao final do ano; o Cacine está em manutenção, devendo voltar a estar operacional em meados deste mês.

Em destaque

Subir