Economia

Busca de petróleo e gás em Portugal vai criar 200 postos de trabalho

alvaro santos pereiraProjeto de extração de petróleo ou gás que criará 200 novos postos de trabalho avança em Portugal, num investimento de 230 milhões de euros. A assinatura do contrato entre o Governo e a Mohave Oil & Gas Corporation (empresa canadiana de exploração de petróleo) e a Galp Energia ocorreu ontem.

Está rubricado o contrato que prevê a produção de hidrocarbonetos (petróleo ou gás) em Portugal, que vai permitir a criação de 200 novos postos de trabalhos diretos, numa fase inicial, e que implica um investimento de 230 milhões,

A cerimónia de assinatura do contrato de concessão decorreu ontem, em Alcobaça, e foi presidida pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira. O projeto envolve a Galp Energia, que possui uma participação de 50 por cento na concessão Aljubarrota-3, e a Mohave Oil & Gas Corporation.

Estima-se que se possam extrair, do subsolo de Alcobaça, 8000 barris de petróleo por dia. E foi nessa perspetiva que o Governo aprovou o plano de produção de hidrocarbonetos, apresentado pela empresa. Trata-se de uma inovação em Portugal, que pela primeira vez aprova um plano com estas caraterísticas.

O executivo espera que se criem postos de trabalho indiretos, além dos 200 empregos que o projeto de extração de petróleo e gás permitirá. Trata-se de uma estratégia que pretende garantir receita ao Estado e, eventualmente, captar investimento estrangeiro.

Este acordo surge após suspeitas de que possa existir na zona de Aljubarrota um depósito de gás. A Mohave Oil & Gas Corporation considerou essa possibilidade, em março passado. Mas o petróleo é o grande objetivo, nesta perfuração de solo, em busca de uma saída para a crise.

A fase que se segue neste processo é levar a cabo uma prospeção de gás, que será feita pela Mohave Oil & Gas Corporation, ao longo dos próximos 50 dias. Se for encontrada quantidade suficiente que justifique a fase de exploração, o projeto avança nesse sentido.

De acordo com o ministro da Economia, a produção de hidrocarbonetos acarretará um investimento de 230 milhões, ao longo dos próximos cinco anos.

A Mohave explora em solo português mais seis concessões com o objetivo de encontrar petróleo. Já investiu 127 milhões de euros em Portugal, em planos de prospeção de gás e petróleo.

Em destaque

Subir