Tecnologia

Burlões usam PayPal para aliciar vendedores de automóveis

Novo esquema passa por contactar pessoas com automóveis à venda, em sites de classificados. O burlão veste a pele de falso comprador e envia ao vendedor um e-mail, a comunicar que transferiu o valor do veículo, mais um montante relativo a custos de transporte. O vendedor é então convidado a devolver esse valor em excesso.

De burlões está a internet cheia. Ao mesmo tempo que as pessoas começam a ter mais informação de como não ‘cair’ nestes esquemas, também os próprios burlões testam novas formas de as enganar.

O caso parece simples à primeira vista, e torna-se fácil para um comum utilizador ser apanhado neste tipo de ‘jogadas’.

O vendedor tem um veículo à venda num site de classificados. O burlão, normalmente estrangeiro, entra em contacto com o mesmo mostrando interesse na compra do veículo. De seguida, solicita que lhe envie dados referentes ao PayPal, serviço internacional de transações eletrónicas.

Após o envio desses dados, o burlão envia um e-mail ao vendedor informando-o que transferiu o valor do veículo mais um acréscimo respeitante aos custos de transporte do mesmo. Normalmente esse valor situa-se entre 500 e mil euros. O e-mail enviado pelo criminoso é composto inclusivamente com informações e imagens do serviço PayPal, o que leva a que o vendedor confie no que está a fazer.

De relembrar que ,nas transações habituais, é o próprio sistema PayPal que envia os e-mails e nunca o comprador.

O objetivo é simples. Fazer com que o vendedor transfira esse acréscimo para a conta do burlão. Neste caso ,no entanto, não pede que seja utilizado o serviço PayPal, mas sim o Western Union, serviço de transações que não são controladas. Ou seja, depois de transferirmos o valor, não há forma de o recuperar. Basicamente, não há qualquer controlo bancário.

A Polícia Judiciária encontra-se já a investigar alguns casos de portugueses ‘apanhados’ nesta rede. Se tem algum veículo à venda em algum site de classificados, tenha cuidado com os contactos que recebe.

Em destaque

Subir