TV

Bullying: Vídeo da Figueira ‘recupera’ agressões no Colombo

O vídeo das agressões a um jovem na Figueira da Foz fez ‘regressar’ o caso da adolescente de 13 anos agredida junto ao Colombo, em Lisboa. Foi há quatro anos que Portugal ‘acordou’ para o fenómeno do bullying. Foi o primeiro vídeo sobre estas situações a tornar-se viral nas redes sociais.

Há quatro anos, Portugal ‘acordava’ para o fenómeno do bullying. As agressões e intimidações sempre existiram, mas pela primeira vez a viralidade de um vídeo nas redes sociais obrigou as autoridades a reagir.

A 23 de maio de 2011, nas imediações do Centro Comercial Colombo, um grupo de alunos da Escola Alberto Neto, em Queluz, cercou uma adolescente de 13 anos, Filipa.

Por alegados insultos à mãe de Rodrigo (o mesmo que filmou o incidente), duas adolescentes de 15 e 16 anos agrediram Filipa, sem que ninguém interferisse.

A PSP abriu uma investigação e o Ministério Público levou o caso a tribunal, num processo que envolveu outras queixas, nomeadamente de alegados crimes de violência e roubo.

Dois seis adolescentes e jovens acusados, apenas um foi absolvido, num processo que decorreu no Tribunal de Família e Menores de Loures e cuja sentença foi lida em julho de 2011.

A agressora de 15 anos foi internada num centro educativo, ao abrigo da Lei Tutelar Educativa, e os restantes quatro, julgados ao ao abrigo do Código Penal, foram condenados a penas (suspensas) entre nove meses e dois anos de cadeia.

As penas foram suspensas porque os quatro arguidos foram condenados a cumprir trabalho voluntário em associações contra o crime violento.

Em destaque

Subir