Nas Notícias

Segurança: Facebook cria ferramenta contra o bullying online

Face ao aumento de casos de bullying online, o Facebook desenvolveu um hub de prevenção especializado neste fenómeno, dentro do centro de segurança da rede social.

Não é notícia que as redes sociais são um reflexo da sociedade: e se o bullying é uma realidade na ‘vida real’, também o é na internet.

Para combater este fenómeno, a maior rede social do mundo, o Facebook, acaba de lançar uma ferramenta para que os utilizadores se sintam mais seguros: o centro de segurança e hub de prevenção do bullying.

A plataforma disponibiliza um conjunto de informações sobre o que é o cyberbullying (bullying através da internet) e o que se pode/deve fazer perante isso, divididas por três públicos-alvo: adolescentes, pais e professores.

Para além de anunciar esta ferramenta específica sobre o bullying, o Facebook sublinhou cinco principais dicas de segurança.

1: Aprovar o login

O início de sessão em dois passos é uma das melhores maneiras de ter controlo sobre onde e quando é que alguém tenta entrar na sua conta. Sempre que alguém quiser iniciar sessão num navegador ou dispositivo não autorizado, é necessário aprovar esse login através de um código que será enviado para o telemóvel do proprietário.

2: Denunciar algo que não deva estar publicado

Se estiver a navegar pelo Facebook e se deparar com algo que considere inapropriado ou suspeito, deve denunciar essa publicação à rede social. Esta opção surge quando se carrega na seta que aparece em todas as publicações no canto superior direito. Nenhuma informação sobre quem efetuou a denuncia será divulgada, portanto, a segurança e a privacidade do utilizador que fez a denuncia estão garantidas.

3: Perceber com quem partilha informações

O Facebook permite escolher quem pode ver determinada publicação, mas muitas pessoas não dão a devida importância a esta função. Sempre que esteja a partilhar algo na rede, pode escolher se é conteúdo que deve estar disponível para todos, apenas para amigos ou para um grupo personalizado. Nesta última opção pode mesmo excluir pessoas da lista dos que podem ver ou selecionar aqueles que o podem fazer.

4: Tenha atenção a quem o pode identificar

As identificações são algo que o utilizador pode controlar sem grandes problemas. Pode sempre rever o post em que alguém o identificou e decidir se quer aprovar, ou recusar, que o seu perfil seja associado a essa publicação. Juntamente com a Revisão da Cronologia, cada utilizador pode ter o controlo total sobre o conteúdo que surge no perfil e aquele que prefere que seja oculto.

5: Hora do checkup

O Facebook disponibiliza duas ferramentas que são uma boa ajuda quando se fala de segurança na rede. Uma delas é o Checkup de Privacidade que permite selecionar, entre um conjunto de ferramentas, as que deseja utilizar para proteger a informação que partilha. Associado a esta função existe também o Checkup de Segurança que aumenta este fator em três simples passos.

Em destaque

Subir