Economia

Bruxelas perspetiva recorde de desemprego em 2013 na União Europeia

bruxelasPerspetivas da Comissão Europeia colocam economia portuguesa a regredir um por cento, em 2013. Bruxelas coloca ainda o desemprego na Europa na taxa recorde de 16,4 por cento. Previsões de outono de Bruxelas são mais pessimistas que as do Governo, numa análise a 2014.

As previsões de outono feitas pela Comissão Europeia nesta quarta-feira, sobre a evolução do quadro económico em Portugal, na União Europeia e Zona Euro nos próximos dois anos, aponta no sentido de uma quebra do crescimento para Portugal em 2013, sendo que apenas no segundo semestre a média da União será positiva.

Portugal só deve regressar ao crescimento em 2014, segundo perspetiva Bruxelas. Já no conjunto dos países União Europeia, somente no segundo semestre de 2013 deverão notar-se os primeiros sinais de recuperação, em cerca de 0,4 por cento. Já nos países que partilham a moeda, esse crescimento será residual: 0,1 pontos percentuais.

Também na Europa se vislumbra um indicador a subir: o desemprego. A taxa deverá bater em novos máximos, segundo a Comissão Europeia: 16,4 por cento de desempregados, em 2013.

Estas previsões de outono feitas pela Comissão Europeia não coincidem com as do Governo. Segundo Bruxelas, em 2014 Portugal deve registar um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) na ordem dos 0,8 por cento, enquanto o Governo coloca a fasquia do crescimento nos 1,2 por cento.

As previsões da Comissão estão em linha com o que fora estimado há um mês, em Portugal, ao abrigo da quinta avaliação do memorando rubricado com a troika. As perspetivas de crescimento são, no entanto, inferiores.

As perspetivas são desanimadoras para os países da periferia, com Itália e Espanha em ‘maus lençóis’. A previsão de outono surge no dia em que a Grécia vai votar mais um pacote de austeridade, que tenta evitar a bancarrota.

Em destaque

Subir