Mundo

Bruxelas estuda fim da mudança da hora

O Parlamento Europeu aprovou hoje uma moção, proposta pela Finlândia, para se terminar com a mudança da hora. Estrasburgo não validou o fim do sistema, tendo endossado a decisão à Comissão Europeia.

Duas vezes por ano, em março e outubro, os 28 (ainda contando com o Reino Unido) mudam a hora. Mas há cada vez mais estudos científicos a condenar essa prática.

De acordo com os especialistas, a mudança horária perturba o sono, o que traz reflexos na produtividade. No entanto, há também estudos científicos que apontam benefícios, como a poupança de energia e uma redução dos acidentes na estrada devido à existência de uma hora ‘a mais’ de sol.

O problema deixou de ser apenas matéria da ciência e entrou no campo político. O Parlamento Europeu aprovou uma moção para se terminar com esta correção de horário.

A moção foi aprovada com 384 votos a favor e 153 contra, transitando assim para a Comissão Europeia.

Cabe à equipa de Jean-Claude Juncker decidir se a União Europeia termina com a mudança da hora, tal como fizeram, entre outros, a Rússia e a Islândia.

Caso se confirme a medida, é provável que se torne definitivo o atual horário de verão. Em Portugal, há diversas correntes a defender o anoitecer mais tardio.

Em destaque

Subir