Mundo

Bruxelas declara que mais de metade dos sites de reservas não são de confiança

A Comissão Europeia investigou 352 sites de reservas de viagens online e chegou à conclusão de que dois terços fornecem informações enganosas, principalmente no que toca aos preços.

Bruxelas declarou, esta sexta-feira, que 235 sites de reservas de viagens forneciam informações falsas aos consumidores, pelo que acrescentam “elementos de preços adicionais numa fase tardia do processo de reserva sem informar claramente o consumidor, ou os preços de promoção não correspondiam a nenhum serviço disponível”.

Num comunicado enviado pela Comissão Europeia é esclarecido que as autoridades pediram aos sites que têm este método a adaptar as suas práticas em conformidade com a legislação comunitária de defesa do consumidor. Esta legislação exige que estes sites sejam totalmente transparentes em relação aos preços e que apresentem os seus serviços de maneira clara e simples na fase inicial do processo de reserva.

Da mesma forma, a Rede de Cooperação no domínio da Defesa do Consumidor vai entrar em contacto com os 235 sites identificados para que as irregularidades sejam resolvidas.

Caso não façam o que é pedido, as autoridades nacionais poderão iniciar processos administrativos ou mesmo judiciais.

Em destaque

Subir