Motores

Bruno Magalhães imparável no Rali dos Açores

Apesar de vários meses de paragem desportiva, e de tripular um Skoda Fabia R5 que guiou pela primeira vez em competição, Bruno Magalhães impôs-se categoricamente no Rali dos Açores. O piloto lisboeta começou a mostrar que discutiria as posições cimeiras no segundo dia desta prova insular, a primeira do ‘Europeu’ e a terceira do ‘Nacional’ da especialidade.

Bruno Magalhães – que ganhara o Rali dos Açores em 2008 e 2010 – venceu uma especial na etapa de sexta-feira e aproximando-se de Alexey Lukyanuk, depois do campeão europeu, Kajto Kajetanowicz, ficar pelo caminho.

Depois de partir para a última tirada na segunda posição, capitalizando os problemas sentidos por Ricardo Moura na véspera, adivinhava-se uma disputa pelo segundo lugar entre os dois portugueses, pois estavam separados por seis segundos.

Só que mais uma vez Lukyanuk provou a sua ‘fogosidade’ e algum exagero, saindo de estrada no segundo troço do dia, ‘entregando’ praticamente o triunfo a um português. A decisão entre Moura e Magalhães, separados na altura por pouco mais de nove segundos, acabou por surgir quando o açoriano teve problemas no seu Ford Fiesta R5, que praticamente sentenciaram o seu abandono na primeira classificativa da tarde de sábado.

A partir desta altura Bruno Magalhães manteve-se concentrado em apenas chegar ao fim, face boa vantagem que possuía sobre Marijan Griebel, autor de uma grande recuperação depois do atraso sofrido no começo da etapa de sexta-feira. O alemão terminaria no segundo posto a mais de minuto e meio do vencedor, mas com mais de três sobre o irlandês Josh Moffett, a dar muito boa conta de si com a obtenção de um pódio.

Jose Maria Lopez e Nikolay Gryazin, que se atrasou neste último dia, fecharam o top cinco, num rali onde Pedro Meireles acabou por ser o segundo melhor português na sexta posição. Um resultado precioso para o piloto de Guimarães em termos de campeonato, após uma prova plena de problemas.

Dificuldades que João Barros também teve, mas conseguiu ser o terceiro português na prova açoriana, que concluiu na oitava posição absoluta, capitalizado o atraso sofrido por Carlos Vieira, que pelo que fez merecia mais do que o nono posto final.

Classificação

1º Bruno Magalhães/Hugo Magalhães (Skoda) 2h37m04,3s
2º Marijan Griebel/Stefan Kopczyk (Skoda) + 1m34,4s
3º Josh Moffett/James Fulton (Ford) + 4m50,9s
4º Jose Maria Lopez/Borja Rozada (Peugeot) + 6m05,9s
5º Nikolay Gryazin/Yuri Fedorov (Skoda) + 6m10,9s
6º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda) + 7m29,7s
7º Rafs Sirmacis/Arturs Simins (Skoda) + 7m33,8s
8º João Barros/Jorge Henriques (Ford) + 9m06,0s
9º Carlos Vieira/Jorge Carvalho (Citroën) + 9m18,7s
10º Luís Miguel Rego/Nuno R. Silva (Ford) + 10m17,5s

Em destaque

Subir