Desporto

Bruno de Carvalho diz que Vieira é o “‘Guru’ do G15”

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, recorreu esta segunda-feira às redes sociais para se expressar sobre uma fotografia que tem circulado na Internet desde domingo, onde é possível ver-se Luís Filipe Vieira – “‘Guru’ do G15” – e António Salvador a conversarem.

No entender de Bruno de Carvalho, o presidente do Benfica é o homem por detrás do G15 – que engloba todos os clubes da Primeira Liga, à exceção dos três grandes – e afirma que António Salvador é o “testa de ferro”, ao lado de nomes como Carlos Pereira ou Rui Pedro Soares.

“A foto revelada hoje do encontro de Luís Filipe Vieira – o ‘Guru’ do G15-3 – com o seu ‘Testa de Ferro’, António Salvador, só vem confirmar a pena que sinto por, neste grupo, existirem clubes que ali estão imbuídos de um espírito positivo mas que nunca imaginaram estarem a servir de marionetas. Mas, a verdade, é que estão”, começou por escrever o líder leonino.

Na longa publicação, Bruno de Carvalho é frontal na atribuição dos papéis mais importantes do grupo.

“O Guru Luís Filipe Vieira mais a sua tríade de fiéis escudeiros a dar a cara: António Salvador (que garantidamente sabe de onde acata as ordens), Carlos Pereira e Rui Pedro Soares, que ou sabem ou andam muito distraídos”, acusa.

Ao longo do texto, o líder leonina levanta várias questões, recorrendo sobremaneira à ironia e a metáforas para explicar, no seu entender, o funcionamento do G15.

“Luís Filipe Vieira foi dando as suas ordens a partir de fora e, depois, a tríade ficou de fazer o papel ‘diplomático’ perante os restantes clubes. O lema escolhido foi os pequeninos contra os grandes… E quem de nós, na sua infância, não sonhava bater nos mais velhos e ser o rei lá da escola? É pegar em pessoas genuínas, boas, ingénuas e convencê-las que, para seu bem, têm de lutar contra os Adamastores do futebol. Mas deviam ter-lhes dito que estavam a ser enganados, e que andavam a fazer de Dom Quixote a lutar contra moinhos de vento e a ver monstros que queriam fazer mal à sua donzela. Nada a ver com futebol. Psicologia e política pura”, considera.

Bruno de Carvalho termina a publicação com a sua explicação para a frase de António Salvador aquando da Assembleia Geral da semana passada, falando em “amor declarado ao Mestre Guru”.

“Nada é por acaso, e aquela frase de Salvador à saída daquela AG miserável: ‘Espero que o Sporting CP e o FC Porto façam o mesmo que o benfica’, está agora justificada. O amor declarado ao Mestre Guru”, afirmou.

Veja a publicação.

Em destaque

Subir