Insólito

Britânica tem fobia a botões e só pode usar roupa com fechos zíper

hannah_botoes_1Chama-se Hannah Matthews e descobriu o problema quando era ainda muito jovem. Na altura da mãe a levar à escola, pela manhã, gritava e berrava, tudo porque ia estar com colegas com usavam botões na roupa.

Hannah Matthews, de 21 anos, habitante da região britânica de Portsmouth, desenvolveu desde criança uma fobia a botões. A jovem não pode usá-los em nenhuma peça de roupa e se estiver acompanhada de quem os use, entra em pânico total: “Não sei explicar, mas tem a ver com o formato e com a textura”, afirma.

Esta fobia é conhecida por Koumpounophobia, e basicamente trata-se da impossibilidade de utilizar ou simplesmente lidar com botões.

“Quando era pequena, na altura de ir para a escola, gritava e berrava com a minha mãe, enquanto ela me vestia. Sabia também que ia estar com vários colegas que tinham botões na roupa, e aí entrava mesmo em pânico”, afirma Hannah.

A britânica revela ainda que o problema a tem afetado na procura de emprego, mas tudo já foi bem pior: “Por vezes tinha dificuldades em ir a uma simples entrevista, mas tenho melhorado, já me consigo controlar melhor agora”, sublinha.

Steve Jobs, o antigo CEO da Apple, falecido em 2011, sofria da mesma fobia.
hannah_botoes_1_big

Em destaque

Subir