Motociclismo

Brilhante vitória de Paulo Gonçalves no Desafio Ruta 40

Paulo Gonçalves obteve um memorável triunfo no Desafio Ruta 40, da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, que esta semana se disputou na Argentina.

O piloto português da Honda, que não tinha tido no evento anterior – o Rali do Atacama, no Chile – foi desta feita o mais forte no país das pampas, e apesar de uma ofensiva de Toby Price no último dia da prova argentina conseguiu ser melhor do que o australiano da KTM.

‘Speedy’ Gonçalves foi segundo na quinta e derradeira etapa deste Ruta 40, a 3m22s de Price, mas acabou por ganhar a prova por….seis segundos face ao seu rival. Um sucesso que compensa o piloto de Esposende dos problemas que teve no início do Rali do Atacama e a Honda de ter perdido o concurso de Kevin Benavides no começo desta prova argentina.

É certo que Paulo Gonçalves partia para esta etapa com quase três minutos e meio de vantagem sobre Toby Price, mas a especial de 200 quilómetros reveloy-se uma enorme dificuldade para o ‘motard’ português, que fez de tudo para aguentar o ‘forcing’ do seu adversário australiano.

“Estou muito contente com a vitória aqui na Argentina. Vim com a ideia de continuar a melhorar o meu ritmo depois de muito tempo sem correr e no final consegui ganhar o rali. Penso que a etapa de ontem foi o dia-chave. Hoje foi ‘esticar’ um pouco a navegação e tenti usar a vantagem que tinha, mas penso que consegui manter-me muito relaxado”, afirmou ‘Speedy’ após o final da prova.

O piloto de Esposende não esquece também a importância deste êxito para a equipa Honda: “Estou contente por mim próprio e também pelos meus companheiros de equipa e pelos pilotos que se magoaram, Kevin e Mathias Bellino – que espero possam recuperar depressa. Esta vitória é também para eles. Agora vamos tentar melhor um pouco o andamento para chegar ao Dakar nas melhores condições. A corrida em geral foi dura, mas aquele segundo dia foi demais. Fisicamente foi um grande teste para mim. Os rivais foram muito fortes e pressionaram-nos para darmos o nosso melhor para vencer”.

Em destaque

Subir