Categorias: MundoNas Notícias

Brexit: Theresa May identifica questões em que concorda com Jeremy Corbyn

A primeira-ministra britânica identificou hoje várias questões sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, em que concorda com o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, com quem se vai encontrar esta tarde.

“O propósito do encontro com o líder da oposição, é, de fato, olhar para as áreas com as quais podemos concordar e eu acho que há, na verdade, uma série de áreas com as quais concordamos em relação ao Brexit”, afirmou Theresa May hoje na Câmara dos Comuns, durante o debate semanal com os deputados.

A chefe do governo acredita que ambos querem uma saída da União Europeia (UE) com um acordo, proteger os empregos, acabar com a livre circulação de pessoas e a necessidade de aprovar um acordo de saída.

“O que queremos fazer agora é encontrar um caminho a seguir que possa garantir o apoio desta Câmara e concretizar o Brexit para efetivar o resultado do referendo [de 2016] e garantir que as pessoas possam continuam a ter confiança em que os seus políticos fazem o que eles lhes pediram para fazer”, vincou.

Confrontada várias vezes por deputados eurocéticos sobre as suas críticas a Corbyn e as suas declarações a favor de uma saída sem acordo se a escolha fosse um mau acordo, May defendeu que o Acordo de Saída que negociou com Bruxelas, mas foi chumbado três vezes no parlamento, é bom.

“Eu quero concretizar o Brexit, quero concretizar Brexit de uma forma ordenada e quero fazê-lo o mais cedo possível e sem realizar eleições europeias. Mas para isso temos de aprovar um acordo de saída nesta Câmara”, respondeu.

Por sua vez, o líder do partido Trabalhista focou as suas perguntas sobre os níveis de pobreza no país e evitou fazer questões sobre o Brexit, comentando apenas que estava “ansioso” pelo encontro.

“Saúdo a vontade [da primeira-ministra] de encontrar um compromisso para resolver o impasse do Brexit”, afirmou Jeremy Corbyn.

May e Corbyn vão encontrar-se esta tarde a pedido da primeira-ministra, que anunciou na terça-feira que pretende pedir à UE um novo adiamento da data do Brexit “o mais curto possível”.

May pretende que as negociações com Corbyn resultem num plano que respeite o resultado do referendo de 2016 que ditou a saída do Reino Unido da UE e que possa ser aprovado no parlamento a tempo de considerado pelos líderes europeus na próxima semana.

A UE agendou um Conselho Europeu de emergência para 10 de abril para avaliar a situação de decidir o que fazer a seguir, tendo em conta que, atualmente, a data de saída do Reino Unido da UE é 12 de abril.

O objetivo do governo é acelerar este processo para que a proposta de lei para a saída da UE seja aprovada antes de 22 de maio, evitando assim que o Reino Unido participe das eleições parlamentares europeias de maio.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Mais de metade dos portugueses não sabe qual é o valor normal de Índice de Massa Corporal

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) está a divulgar os resultados do estudo “Os portugueses…

há % dias

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

8 de maio, nasce Jean Henri Dunant, cofundador da Cruz Vermelha

Hoje é dia de homenagear Dunant, filantropo suíço a quem se deve a fundação da…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias