Mundo

Brexit: Johnson disse aos ministros para se prepararem para uma saída em outubro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse hoje aos seus ministros que ainda “há muito trabalho a fazer” para um acordo sobre o Brexit, mas que devem estar prontos para abandonar a UE em 31 de outubro, segundo um porta-voz.

O Reino Unido deve deixar a UE em 31 de outubro, mas as tentativas de chegar a um acordo têm fracassado sucessivamente, sobretudo no que diz respeito ao mecanismo de salvaguarda de fronteiras entre a Irlanda do Norte (que pertence ao Reino Unido) e a Irlanda (que integra a comunidade europeia).

Hoje, o primeiro-ministro britânico – que tinha prometido encontrar uma solução para o problema do Brexit, para cumprir o calendário de saída – informou os seus ministros que, a duas semanas do final do prazo, ainda “há muito trabalho a fazer”, mas não excluindo a hipótese de um acordo, segundo um porta-voz do Governo.

“Ele (Boris Johnson) reiterou que se pode entrever um caminho para um acordo. Que ainda há muito trabalho para o conseguir e que devemos estar prontos para sair em 31 de outubro”, disse a mesma fonte.

Boris Johnson mantém o discurso de que o Reino Unido abandonará a União Europeia até final do mesmo, mesmo que não haja um acordo com Bruxelas, apesar de uma lei aprovada no Parlamento lhe exigir uma solicitação de extensão de negociações se não houver um entendimento até final de outubro.

Ainda hoje, o presidente cessante da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que seria um “erro histórico” não aceitar um pedido do Reino Unido para um novo adiamento do Brexit, mas considerou que tal será “improvável”.

Londres e Bruxelas continuam numa corrida contra o relógio para tentar chegar a um acordo e Boris Johnson disse ter retomado a esperança de o conseguir, após uma reunião com o seu homólogo irlandês, Leo Varadkar, na quinta-feira, onde ambos disserem poder haver uma solução para o obstáculo da fronteira da Irlanda, que possa ser apresentada a tempo do Conselho Europeu, que se realiza em 17 e 18 de outubro.

O primeiro-ministro convocou uma sessão parlamentar extraordinária na Câmara dos Comuns, para o próximo sábado, dia 19 de outubro, durante a qual apresentará o possível acordo assinado com os 27 países da União ou então uma alternativa de solução.

A questão do Brexit também deverá ser parte central do chamado Discurso da Rainha, quando Isabel II ler as prioridades do Governo perante o Parlamento, na segunda-feira.

Em destaque

Subir