Mundo

Brexit: João Ferreira diz que UE deve respeitar “decisão livre e soberana” dos britânicos

O cabeça de lista da CDU às eleições europeias defende que o Brexit resultou de “uma decisão livre e soberana do povo daquele país e que deve ser respeitada”, considerando que a União Europeia deve evitar castigar os britânicos.

“Era desejável que houvesse da parte da União Europeia, em primeiro lugar, a postura de reconhecer que aquela decisão resultou de um pronunciamento soberano por parte do povo daquele país que deve ser respeitado”, argumenta João Ferreira, em entrevista à agência Lusa, na qual admite que há setores britânicos que pretendem aproveitar o Brexit para uma “deriva reacionária” e antissocial.

O eurodeputado do PCP entende que a União Europeia deve assumir uma “postura de não criar dificuldades e de arranjar soluções, seja quanto à saída seja quanto ao relacionamento futuro, que facilitem o mais possível a vida a todos”.

“Nem sempre houve esta postura por parte da União Europeia. Era importante que houvesse. Se para isso vai ser necessário mais tempo ou não? Os próximos dias dirão, mas era preciso sobretudo, antes de pensarmos se vai ser necessário mais tempo ou não, era necessário perceber que é preciso uma outra postura por parte da União Europeia, não haver aqui tentativas de castigar quem se decidiu, quem tomou uma determinada decisão”, frisa

Para João ferreira, a União Europeia “tem que reconhecer que houve uma decisão que foi tomada de forma livre e soberana e criar as condições para que ela possa ser efetivada” e “da forma mais suave e tranquila possível para todos”.

Em destaque

Subir