Mundo

Breivik, o ‘assassino da Noruega’, vê recusada pela Universidade de Olso a matrícula em Ciências Políticas

breivikAnders Breivik, o extremista que matou 77 pessoas em dois ataques na Noruega, queria estudar Ciências Políticas. A Universidade de Oslo recusou a matrícula porque “não foi considerado suficientemente qualificado”, como explicou o reitor Ole Petter Ottersen.

Anders Behring Breivik, o autor do duplo atentado (em Oslo e Utoya) que causou 77 mortos, na maioria jovens, tentou prosseguir os estudos na prisão e candidatou-se ao ensino superior. Porém, a Universidade de Oslo recusou o pedido do ‘assassino da Noruega’ para se matricular no curso de Ciências Políticas.

“A conclusão é que não foi considerado suficientemente qualificado para iniciar um curso de Ciências Políticas”, explicou o reitor, Ole Petter Ottersen, citado pela AFP. Na Noruega, a seleção pelas Universidades baseia-se, principalmente, nas notas obtidas nos exames nacionais do 12.º ano, um nível de escolaridade que Breivik nunca chegou a terminar.

Também citado pela AFP, o advogado do extremista de direita voltou a estudar, aos 34 anos, com o objetivo de completar o 12.º ano. Breivik, de 34 anos, vai cumprir pelo menos 21 anos de prisão (a pena pode ser prolongada indefinidamente) por, a 22 de julho de 2011, ter cometido um atentado à bomba em Oslo e outro, com arma de fogo, na ilha de Utoya, matando 77 pessoas.

Em destaque

Subir