Insólito

Brasileiro que sobrevive a 70 paragens cardíacas vai ser ‘desvendado’ em revista

massagem cardiacaFoi uma teimosia ou um milagre? Um brasileiro sobreviveu, corria o ano de 2008, a 70 paragens cardíacas em menos de 12 horas! O caso que deixou a comunidade científica de boca aberta vai agora ser publicado na revista Ressuscitation.

O coração humano aguenta, em média, o máximo de quatro paragens cardíacas após um enfarte de miocárdio. No Brasil, corria o ano de 2008, um homem ficou famoso por superar, em muito, esse registo: o coração de Francisco Xagas Silva parou 70 vezes, em menos de 12 horas!

“Não me lembro de nada. Apaguei”, confessou o eletricista, hoje com 66 anos de idade. A ‘ressurreição’, que para a família foi um milagre, deveu-se à teimosia da equipa médica, que por 70 vezes insistiu na reanimação por massagens, choques no peito e doses elevadas de anti-arrítmicos.

Nas duas semanas seguintes, Francisco Silva apresentou embolia pulmonar, insuficiência respiratória e infeção generalizada, permanecendo em coma. Agora, quatro anos depois do milagre, este caso que surpreendeu a comunidade científica vai ser estudado e revelado numa revista especializada, a Ressuscitation.

Em destaque

Subir