Desporto

Brasil testa jogos só com adeptos do clube da casa

Já imaginou estar num estádio onde apenas existem adeptos do clube da casa? No Brasil, para tentar acabar com a violência nos estádios, as autoridades vão testar uma opção original mas que já está a causar polémica – ter apenas adeptos nas bancadas de uma só equipa, a da casa.

O Ministério Público do Paraná, no Brasil, emitiu um comunicado, nesta quinta-feira, onde explica que vai entrar em fase de testes a realização de jogos de futebol com a presença “exclusiva de adeptos da casa”.

Este projeto-piloto conta com o apoio da Polícia Militar e da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), no Brasil.

“A medida busca reduzir as ocorrências de atos de violência entre adeptos rivais, dentro e fora dos estádios e, consequentemente, a quantidade do efetivo policial necessário em dias de jogos”.

Por via do projeto que será testado, as autoridades brasileiras vão perceber o real impacto que a medida poderá ter na segurança pública.

No comunicado, o Ministério Público salienta que em São Paulo, onde a medida já foi adotada, já se notam algumas medidas como “a redução em 31 por cento do efetivo do Batalhão de Choque e 15 por cento do efetivo externo da Polícia Militar” necessários em dia de jogo.

Está entre os objetivos desta medida que regressem aos estádios “aqueles que, por receio de ocorrências de violência, se afastaram”.

Se o projeto for positivo, no entender das partes envolvidas, a medida poderá ser alargada.

Em destaque

Subir