Mundo

Médica põe seringas com HIV à volta de casa para evitar assaltos (vídeo)

Uma médica colocou 31 seringas contaminadas em cima do muro e portões da sua casa, em Brasília, com o objetivo de se proteger de assaltantes. “Muro com sangue HIV positivo. Não pule”, informava um aviso. Agora, corre o risco de perder a carteira profissional.

É ortopedista num Hospital perto de Brasília, mas pode agora perder a carteira profissional e deixar de exercer. O caso foi parar ao Conselho Regional de Medicina e à direção do hospital, que já informou que foi cometido um atropelo ao regulamento.

Segundo o Conselho Regional de Medicina há um possível atropelo ao código de ética, uma vez que nenhum profissional da área de saúde pode utilizar o seu conhecimento para provocar medo ou sofrimento.

A própria médica já confessou que recolheu as seringas no hospital onde exerce. E fê-lo de forma consciente, sabendo que estão realmente contaminadas. No entanto, os funcionários da unidade de saúde não têm autorização para transportar qualquer material para o exterior das instalações.

A ortopedista já foi assaltada por duas vezes e decidiu tomar esta medida drástica e ilegal, revoltando os vizinhos. “Se todos fizerem o mesmo, o nosso condomínio transforma-se num folclore”, referiu um morador na zona.

Agora, além de se sujeitar a uma avaliação de ética profissional que lhe pode custar caro, será ainda sujeita a análises que vão verificar o seu estado clínico. Entretanto, as seringas foram retiradas do local, mas a protagonista do caso não se livra de um grande… 31.

Veja uma reportagem:

https://www.youtube.com/watch?v=5KxRGQiX9Pk

Em destaque

Subir