Tecnologia

Brasil: Internet supera pela primeira vez jornais impressos no mercado publicitário

internet_1Nos primeiros três meses deste ano, Internet faturou mais que os jornais impressos. Liderança continua a pertencer à televisão em canal aberto. Até final de 2012, previsões apontam para uma subida considerável dos lucros na rede.

A Internet é hoje um meio indispensável, disso já ninguém tem dúvida. Contudo, a nível financeiro, nomeadamente nos meios de comunicação, começa cada vez mais a ser uma das maiores fontes de rendimento, quer para quem vende, quer para quem compra.

Um estudo da IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), divulgado esta semana, revela que, no primeiro trimestre deste ano, naquele pais sul-americano, a segunda maior ‘fatia’ do investimento e do lucro alcançados com a publicidade é pertencente à Internet. Esta plataforma ultrapassou, pela primeira vez, o investimento feito nos jornais impressos.

Vamos a números. Contabilizando janeiro, fevereiro e março, o mercado da Internet recebeu 11,98 por cento do share. Quanto a jornais impressos, a percentagem foi de 11,06. Contudo, estes dois meios continuam a anos-luz da liderança, pertencente logicamente à televisão em canal aberto, que detém 60,63 por cento do investimento com publicidade.

Mesmo assim, as estimativas apontam para um futuro risonho para a rede. Segundo a IAB Brasil, a ‘fatia’ da Internet, até final deste ano, deverá ultrapassar os 13 por cento, ganhando mercado a todos os outros meios.

Em destaque

Subir