Cultura

Bram Stoker: Renasce o pai de Drácula com um google doodle de homenagem

doodle bram stokerAbraham ‘Bram’ Stoker é hoje lembrado com um doodle, que a Google dedica ao ‘pai’ de Drácula, no dia em que se cumpre o 165.º aniversário do escritor irlandês. Abraham Stoker nasceu a 8 de novembro de 1847, na cidade de Dublin.

Abraham Stoker, conhecido como ‘Bram’ Stoker, é lembrado, nesta quinta-feira, com a tradicional homenagem da Google, que dedica um doodle ao escritor a quem cabe a autoria da assustadora personagem Drácula. O escritor irlandês nasceu em Dublin, no dia 8 de novembro de 1847, sendo que hoje se cumpre o 165.º aniversário dessa efeméride.

Stoker ficou eternizado na história da literatura por ‘Drácula’, que se transformou na sua principal obra. A criação de um mito do vampiro marcou não apenas o trabalho de Bram Stoker, mas criou um ícone, que foi transportado para o cinema.

A formação académica de Bram Stoker foi concluída em Dublin, a cidade que o viu nascer. Aos 16 anos, escreve o primeiro ensaio e no ano de 1875 já tinha o mestrado concluído.

Bram Stoker começou por ser crítico de teatro, o que fazia de forma apaixonada, de forma não remunerada, para o Dublin Eventing Mail, jornal daquela cidade irlandesa.

O pai de Drácula casa três anos mais tarde com Florence Balcombe. A particularidade da vida amorosa de Bram reside no facto de ter ‘roubado’ o grande amor de Oscar Wilde, que pretendia casar com Balcombe.

Nesse ano em que casa, Bram Stoker e a mulher mudam-se para a cidade de Londres. E na capital britânica Stoker começa a trabalhar numa companhia de teatro chamada ‘Irving Lyceum’. Era o início de um trabalho que viria a perdurar 27 anos.

O autor de ‘Drácula’ trabalhou para o ator Henry Irving e viajou por inúmeros países. Curiosamente, nunca visitou a Europa Oriental, que é precisamente o cenário da sua famosa personagem Drácula.

No Lyceum Theatre de Londres, Bram Stoker escreve romances, participando, em paralelo, na equipa literária do Daily Telegraph, diário londrino. Stoker escrevia ficção, sobretudo, a área que mais o cativava.

E antes de escrever ‘Drácula’, Bram Stoker procedeu a um extensivo trabalho de investigação, sobre o folclore europeu e sobretudo na área das mitologias dos vampiros. Era a génese da sua obra mais conhecida, que atingiu grande sucesso e perdurou no tempo, sendo mais tarde transportada para o cinema, para a televisão e, hoje, para o Google, com um tradicional doodle que o motor de busca dedica às personalidades que se eternizaram.

Bram Stoker morre em Londres, em 1912, vítima de diversos derrames cerebrais. Foi cremado, sendo que as suas cinzas estão depositadas na capital inglesa, no Crematório de Golders Green, Golders Green. Um doodle com um Drácula assustador estará publicado na página principal do Google.

Em destaque

Subir