Desporto

Braga quer áudios do vídeo-árbitro do jogo com Sporting

O Braga volta a criticar as arbitragens, esta segunda-feira, já depois de António Salvador, este domingo (ver aqui), ter arrasado o trabalho de Carlos Xistra, após o jogo com o Sporting, em Alvalade.

Os minhotos dizem que face ao “ensurdecedor ruído das instâncias responsáveis” é “absolutamente necessário, a bem da credibilidade do futebol português e das suas instituições, que se discuta a razoabilidade da nomeação do mesmo árbitro para todos os jogos disputados pelo Braga, em 11 jornadas de Liga NOS, com Benfica, FC Porto e Sporting”.

Em comunicado, assinado pela SAD, o Braga diz que “é igualmente imperioso que se reflita sobre a prudência, ou falta dela, na nomeação para a função de VAR de um árbitro tão publicamente exposto na sequência da sua última atuação perante um dos emblemas contendores, no caso o Sporting”.

Os bracarenses  entendem “ser essencial que se conheçam as consequências do grosseiro erro do árbitro Carlos Xistra quando, ao minuto 47 e ao arrepio de todas as recomendações do Conselho de Arbitragem (CA), apitou no preciso momento do remate de Fransérgio, impedindo, como pede o CA, que tais lances sejam apreciados em colaboração com o VAR. O SC Braga regista que esta é a segunda falha flagrante partilhada por Carlos Xistra e o seu assistente Jorge Cruz na época em curso”.

O Braga aguarda também, “e considerando que não foi prontamente reportada qualquer falha nas comunicações, pela divulgação do áudio entre o árbitro e o VAR no decurso dos 58 segundos que intervalam o momento do remate de Fransérgio e a indicação de Carlos Xistra para que seja retomado o encontro”.

E não é apenas este audio que querem conhecer.

“É também premente, em benefício da apregoada transparência, que se conheça o áudio entre o árbitro e o VAR nos 52 segundos entre a decisão de Carlos Xistra de apitar para a marca de penálti ao minuto 90+4 e a conversão do castigo por Bruno Fernandes. Sendo este um lance ao abrigo do protocolo, é fundamental que se perceba que indicação foi dada sobre a evidente infração de Doumbia sobre Ricardo Ferreira no decurso da jogada e o porquê de tal incidente capital nem sequer ter merecido, da parte de Carlos Xistra, o recurso às imagens através do monitor de que dispõe ao nível do relvado”, pode ler-se no longo comunicado do Braga.

“O esclarecimento destas questões é absolutamente fulcral e constitui um ponto de honra para o SC Braga. Exigimos respostas, porque é tempo de dizer basta a um futebol que só se explica em função de três clubes, mas se fecha em obscurantismo e opacidade perante todos os outros, calando e consentindo”, dizem ainda os responsáveis arsenalistas.

A finalizar, o Braga deixa ainda um lamento e um desafio.

“Perguntamo-nos se vale a pena. Se vale a pena sonhar, se vale a pena apostar nas condições estruturais e humanas que nos permitam chegar lá, se a vale a pena abdicar de tanto em prol de uma ambição, se vale a pena investir. E por muito que tantas questões, como as acima colocadas, nos sugiram que não, é nosso dever e nosso compromisso, em nome da ambição e da paixão dos nossos sócios e adeptos, continuar a trabalhar, com redobrada união de esforços, pelo crescimento do Braga.”

 

Em destaque

Subir