Nas Notícias

Braga: Jorge Ortiga promete que o novo bispo auxiliar ajudará à “revisão” da “identidade” cristã

se_bragaBraga tem um novo bispo auxiliar, António Ramos. O arcebispo Jorge Ortiga já o saudou “como um irmão” e mostrou-se crente no trabalho do clérigo em promover a “revisão” da “identidade” cristã na capital do Minho.

António Manuel Moiteiro Ramos, de 56 anos, é o novo bispo auxiliar de Braga. O clérigo possui uma vasta “experiência pastoral” e uma forte “formação na área da catequética” que, segundo uma mensagem divulgada pelo arcebispo Jorge Ortiga, vão contribuir para “entusiasmar” ainda mais os fiéis “nos caminhos da nova-evangelização”.

O bispo auxiliar transita da Guarda, onde era pároco da Sé e São Vicente, e ruma ao Minho numa altura em que a arquidiocese bracarense aposta forte na revisão” da “identidade” cristã da região. Depois do papa Bento XVI ter pedido maior atenção para o estudo da “Palavra de Deus”, a escolha de António Ramos irá ajudar a comunidade a sentir a fé mais “celebrada, vivida, anunciada e contemplada”, complementou Jorge Ortiga.

O arcebispo de Braga, que já saudou o bispo auxiliar como “um irmão”, apelou à “mais profunda unidade eclesial dos sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos” à volta do novo responsável episcopal.

Natural da freguesia de Aldeia de João Pires, em Penamacor (no distrito de Castelo Branco mas tutelada pela diocese da Guarda), António Ramos foi pároco e diretor espiritual do Seminário Maior nos últimos 30 anos. Doutorado em Teologia Pastoral, o agora bispo auxiliar foi ainda diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, para além de outras funções desempenhadas na Pastoral e nas Conferências Vicentinas.

A ordenação será realizada a 12 de Agosto e será presidida pelo cardeal Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos. António Ramos será o segundo bispo auxiliar de Braga, juntando-se a Manuel Linda, ordenado em 2009.

Em destaque

Subir