Nas Notícias

BPP: Condenado à prisão, João Rendeiro pode ‘comprar’ pena suspensa por 400 mil euros

João Rendeiro, o fundador do Banco Privado Português (BPP), foi hoje condenado a cinco anos de prisão, mas um donativo de 400 mil euros permite-lhe ficar com a pena suspensa.

O ex-presidente do Conselho de Administração do BPP, condenado por falsidade informática e falsificação de documento, não compareceu à leitura do acórdão.

A burla do BPP consistiu na falsificação dos registos informáticos para que estes emitissem documentos com dados contabilísticos adulterados, segundo os quais o banco estaria estável.

Enquanto o BPP se afundava, João Rendeiro e os outros quadros de topo – foram também julgados Paulo Guichard, Salvador Fezas Vital, Fernando Lima e Paulo Lopes – continuavam a receber ordenados avultados.

A intenção era “conferir a aparência de um bom governo do BPP e manter os cargos de administração que exerciam, com o respetivo estatuto remuneratório”, referiu o Ministério Público, no despacho de acusação, em 2014.

Os crimes foram cometidos entre 2001 e 2008. Só em 2010 é que o Banco de Portugal revogou ao BPP a autorização para o exercício da atividade.

Em destaque

Subir