Economia

BPP: Comissão liquidatária acena com quase 400 milhões de euros para a indemnização aos credores

bppOs credores do Banco Privado Português poderão ter acesso a um fundo de indemnização até 400 milhões de euros. De acordo com o Público, é este o montante que a comissão liquidatária conseguiu reunir para pagar as dívidas de um banco onde o Estado injetou 450 milhões de euros.

A comissão liquidatária do Banco Privado Português, no qual o Estado injetou 450 milhões de euros após a falência, terá reunido cerca de 400 milhões de euros para indemnizar os credores. A notícia é hoje avançada pelo Público.

De acordo com o Negócios, a verba já garantida pela comissão liquidatária – e que terá como destino o Estado, credor dos 450 milhões de euros aplicados através de uma garantia bancária  – está aplicada em depósitos bancários (todos em bancos nacionais) e aplicada em ativos variados, incluindo dívida soberana portuguesa.

hões de euros no BPP, através de uma garantia dada a um sindicato de bancos. O Jornal Público avança que a comissão liquidatária do BPP já conseguiu grande parte desse dinheiro. Os clientes avisam que o Estado só poderá receber quando estiverem resolvidos os vários processos em tribunal.

A definição do Estado como credor preferencial promete recolocar a polémica na liquidação do BPP. Os antigos clientes, lesados com a falência declarada na sequência da crise financeira de 2008, alegam que o Estado só poderá receber quando estiverem resolvidos os vários processos em tribunal, segundo avança a SIC.

Em destaque

Subir