Nas Notícias

BPN irá custar mais de 3400 milhões aos contribuintes apenas em 2012

bpnSegundo o Público, os encargos com o Banco Português de Negócios (BPN), no procedimento de nacionalização e reprivatização do banco, representam um encargo acrescido de 3400 milhões de euros aos contribuintes portugueses, até ao final de 2012. Uma proposta de relatório de Duarte Pacheco, deputado social-democrata, critica os gestores do BPN, no período de nacionalização do banco, com o anterior Governo em funções.

De acordo com a proposta de relatório final da comissão de inquérito, elaborada por Duarte Pacheco, deputado social-democrata, o BPN terá custo acrescido de 3400 milhões, que serão suportados pelos contribuintes portugueses, até ao final do ano. Este valor representa uma estimativa, sendo que o documento ainda terá de analisado e votado por todos os membros que fizeram parte desta comissão parlamentar.

O relatório faz críticas veementes aos gestores do BPN, durante a fase de nacionalização do banco, num processo levado a cabo durante o exercício de funções do anterior Governo. O mesmo documento indica ainda que só uma intervenção de Passos Coelho, já com o processo em andamento, evitou a liquidação do BPN.

Segundo o jornal Público, que teve acesso ao documento, estima-se que a nacionalização e reprivatização do banco custem, até ao final do ano, 3405 milhões de euros. “Até dezembro de 2012, estima-se que o ‘caso BPN’ representará um encargo líquido de 3405,2 milhões de euros para os contribuintes portugueses”, refere a proposta de Duarte Pacheco.

Mas este valor não será o definido. O custo final só será possível definir depois de o Estado proceder à alienação de “todos os activos que ainda estão na sua posse”, refere o documento redigido por Duarte Pacheco e citado pelo Público. “No limite”, pode ler-se, a fatura a pagar pelos contribuintes “pode atingir 6509 milhões de euros, mais juros e contingências”.

Este relatório revela ainda que o desfecho do BPN “poderia ter sido outro”, menos prejudicial, “não fosse o desnorte estratégico do accionista Estado, ao longo de dois anos e meio”. O deputado do PSD realça ainda que o Estado perdeu o valor do BPN.

Nos próximos dias, este relatório da comissão de inquérito será submetido a votação.

Em destaque

Subir