Nas Notícias

Botsuana vai dar 500 elefantes a Moçambique

O Botsuana vai dar a Moçambique 500 elefantes, no âmbito do programa de repovoamento da espécie nas áreas de conservação moçambicanas, anunciou hoje a ministra dos Assuntos Internacionais e Cooperação do Botsuana.

“A ideia é dar a Moçambique 500 elefantes, mas o número pode subir para 700 ou 800 porque eles se reproduziram”, declarou Unity Dow, falando momentos após um encontro entre o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o seu homólogo do Botsuana, Mokgweetsi Masisi, no âmbito de uma visita de trabalho que o chefe do Estado do Botsuana realiza desde hoje a Moçambique.

A doação vai servir para o programa de repovoamento de elefantes que está a ser realizado nas áreas de conservação moçambicanas, segundo o Governo de Moçambique.

“Por favor, povo moçambicano: venho levar os elefantes”, concluiu a chefe da diplomacia do Botsuana.

Apesar de ser um dos animais mais emblemáticos dos espaços naturais de Moçambique, o elefante está entre os mais ameaçados.

Este ano será decisivo no diagnóstico da espécie em Moçambique, dado que a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) se prepara para realizar o terceiro censo de elefantes do país.

Dados da ANAC indicam que, desde 2009, o país perdeu pelo menos dez mil elefantes e, só na Reserva do Niassa, a maior área protegida do país, o número total desta espécie passou de 12.000 para 4.400 em três anos (entre 2011 e 2014).

A falta de meios humanos e materiais para a fiscalização das extensas áreas de conservação do país é apontada como o principal obstáculo na preservação do elefante, cuja principal ameaça é a ação de caçadores furtivos.

Em destaque

Subir