Desporto

Boronha acusa Humberto Coelho de “chantagem”, Madail nega e é chamado de “mentiroso”

antonio boronha António Boronha, antigo vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), acusa Humberto Coelho, antigo selecionador nacional, de exigir um pagamento de 30 mil euros, em 2000, ameaçando não embarcar para a Holanda, onde se disputava o Europeu. Boronha conta ainda que Gilberto Madail terá pago o valor que também estava acordado com os jogadores, cedendo à “chantagem”. Madail nega e Boronha volta à carga, desta vez com Madail como alvo: “É normal um mentiroso mentir”.

A polémica em redor do Gana – com os jogadores a ameaçarem não entrar em campo se não lhes forem pagos prémios de jogo acordados – levou António Boronha a recordar uma história, que segundo o próprio ocorreu em 2000 e envolve Humberto Coelho, então selecionador nacional, e Gilberto Madail, presidente da FPF, à data dos alegados factos.

“No dia 5 de Junho de 2000, no Hotel Tivoli, onde nos encontrávamos concentrados, dia da partida da ‘Seleção Nacional’ de futebol para o ‘Euro 2000’, o então selecionador nacional Humberto Coelho abordou-me e disse-me, liminarmente: ‘Ou vocês me pagam, também, a quantia de 6000 contos (…) ajustada para todos os jogadores ou… não embarco para a Holanda!’.

António Boronha conta ainda que ficou indignado com o que apelida de “chantagem” e revela que conversou com Gilberto Madail, então presidente da Federação.

“Na minha presença, no local onde tinha acabado de ser servido um almoço de despedida à comitiva nacional, o então Presidente da Federação disse-lhe: ‘O que você está a exigir não é legítimo nem oportuno! Contudo, atendendo à delicadeza do momento, eu vou ceder’, terá respondido Madail.

Porém, o dirigente terá informado Humberto Coelho do seguinte, segundo escreve António Boronha: “Mas, atenção!, O assunto fica entre nós e livre-se de comunicar esta minha condescendência aos outros elementos da equipa técnica!.’

“E assim lá fomos para a Holanda cantando e rindo, levados, levados sim”, conclui António Boronha no seu espaço no Facebook, num texto em que fez um paralelo com essa alegada exigência de Humberto Coelho e a atual situação dos jogadores do Gana (que reclamam pagamento de prémios em atraso).

O Diário de Notícias noticiou, entretanto, que Humberto Coelho irá apresentar uma queixa em tribunal contra António Boronha, em resultado destas palavras que continuam publicadas no Facebook.

Este assunto suscitou uma declaração de Gilberto Madail, que entretanto negou esta história. E Boronha voltou à carga, também no Facebook.

“Acabam de me informar de que o mentiroso do Gilberto Madail nega o que contei na entrada anterior. Nada de novo, portanto. Normal um mentiroso, mentir. E que Humberto Coelho me vai meter ‘um processo em cima’. Sem novidade, também. Entre a enorme gama de defeitos que seguramente tenho, um, o de mentiroso, será o último da lista. Por outro lado, quanto às qualidades, nunca inventei nada. Nem a roda, o que, admitamos, teria sido facílimo”, pode ler-se, num post com poucos minutos.

Em destaque

Subir